segunda-feira, 24 de setembro de 2012

MCSPFB na Tribuna Publica sobre o Pólo Ferroviário do Barreiro


Movimento Cívico de Salvaguarda do Património Ferroviário do Barreiro, Intervenção do Movimento na tribuna pública de 22 de Setembro, sobre os transportes públicos e Pólo Ferroviário do Barreiro.

Tribuna pública apela à defesa do Pólo Ferroviário do Barreiro

As organizações representativas dos trabalhadores ferroviários, no Barreiro, levaram a cabo uma iniciativa pública, denominada “Tribuna Pública em defesa do Pólo Ferroviário do Barreiro”, no passado dia 22 de Setembro de 2012.

Sindicato e Comissões de trabalhadores das empresas REFER, CP e EMEF, juntaram-se na defesa daquilo que consideram ser uma política de destruição do sector público dos transportes, nomeadamente, do transporte ferroviário no Barreiro.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Passeio de bicicleta pelo património ferroviário do Barreiro

No dia 16 de Setembro ocorre no Barreiro o evento "Passeio Ferroviário em Bicicleta", que une a utilização da bicicleta em meio urbano com a descoberta do património ferroviário da cidade, através de um passeio guiado pelos diversos pontos de interesse patrimonial.
O movimento iBikeBarreiro associou-se ao Movimento Cívico de Salvaguarda do Património Ferroviário do Barreiro (MCSPFB) na organização de um passeio apoiado pela Freguesia do Barreiro, para um passeio guiado  em bicicleta pela Rota do Património Ferroviário do Barreiro.
Numa tentativa de alertar e seduzir os barreirenses para o uso da bicicleta no concelho do Barreiro, o movimento iBikeBarreiro tem organizado um conjunto de iniciativas,  incluindo eventos de divulgação  da bicicleta, passeios temáticos para a família e a cicloficina mensal aberta ao público. Este movimento incide também num trabalho mais sistemático de monitorização e promoção junto das várias entidades do concelho, para a adequação das infraestruturas à utilização da bicicleta, tais como a Câmara Municipal, empresas de transportes, e pontos de comércio.