terça-feira, 30 de setembro de 2014

“O Comboio no Cinema” Mostra de Cinema ferroviário

O comboio cinema cartaz para a net pO projecto Espaço L vai dar início a uma mostra de cinema sobre a temática ferroviária com o título o “Comboio no Cinema” que terá a primeira sessão no próximo dia 11 de Outubro pelas 15,30 horas no Espaço L (Antiga Estação do Lavradio).

O objectivo desta mostra é sensibilizar a população sobre a realidade ferroviária que faz parte da história e da memória do povo do Barreiro, nos seus diferentes aspectos da cultura material e imaterial. Trata-se de um legado que encontra expressão em diferentes testemunhos, desde a componente arquitectónica, à antropológica e sociológica, com expressão em vivências quotidianas, ofícios, saberes, profissões, modos de estar, sentir e viver.

Visa ainda promover e estimular a transmissão do património cultural e da memória social às gerações futuras.

Neste contexto, interessa valorizar e preservar para o futuro, o legado da cultura ferroviária, como um dos pilares fundamentais da identidade cultural dos barreirenses.

Esta primeira sessão é dedicada aos Ferroviários com um documentário (“FERROVIÁRIOS” Testemunhos de uma vida) baseado em recolha de testemunhos de ferroviários barreirenses de várias profissões que relatam o seu percurso profissional, os saberes e a sua visão dos comboios no Barreiro.

O segundo filme (La Bataille du Rail (René Clément, 1946) relata a luta dos ferroviários dos caminhos de ferro franceses contra a ocupação alemã: do transporte do correio a sabotagens de diversa ordem, a participação dos ferroviários na Resistência foi total. E, no dia do desembarque em Junho de 1944, prestaram um apoio precioso aos aliados.
Rodado no final da guerra e com actores não profissionais, este filme é um grande clássico do cinema pós guerra e uma homenagem a todos os ferroviários anónimos que contribuíram para a libertação da França.

MOVIMENTO CÍVICO DE SALVAGUARDA DO PATRIMÓNIO FERROVIÁRIO DO BARREIRO

ASSOCIAÇÃO BARREIRO, PATRIMÓNIO MEMÓRIA E FUTÚRO

ASSOCIAÇÃO COLECTIVIDADES CONCELHO BARREIRO

Sem comentários:

Enviar um comentário